Homenagem à Zulmira Concli
O Ano era 1968. Rio Grande deveria participar do IV Encontro Nacional que tinha como Tema: "A Família e o desenvolvimento Integral". Quem a cidade enviaria? Era a dúvida que se apresentava na ocasião. Belo Horizonte seria o centro das atenções dos casais mefecistas de todo o país. Dois casais prontamente se colocaram como representantes rio grandinos. Afinal, nosso MFC recém nascia e não possuía um número muito grande de participantes. Luiz Alberto e Lotte Miño e Antônio Orlando Concli e Zulmira Marques Concli se prontificaram a viajar.
Esses casais foram representando não só nosso MFC, mas a cidade do Rio Grande, nesse evento histórico e de grande repercussão nacional. Enfim, eram tempos de chumbo e qualquer aglomeração de pessoas que tivessem como objetivo construir pensamentos e marcar posições, fossem de qualquer natureza, o olho do Estado vigiava diuturnamente. Eram vigiados quem quer que fosse, principalmente quem buscasse o enfrentamento dos grandes problemas da sociedade. Foram tempos de medo, mas lá eles estiveram. E nos representaram com brilho, fé, coragem e humildade.
Assim, era o ideal dos nossos fundadores: Construir, Agir, Participar e Doar-se, com muita fé nessa utopia chamada MFC. Sabiam eles que a caminhada seria cheia de obstáculos, mas nunca desistiram. Tinham fé no seu sonho, na sua igreja, na caminhada e no carisma, mas também, e fundamentalmente, pelo futuro do MFC que estavam erigindo.
Tanto é que em 1981, na PRIMEIRA edição do Encontro Conjugal, que estava sendo implantado em nossa cidade, lá estavam eles, conforme comprova a foto do encontro e o próprio quadrante. Nos dias 11, 12 e 13 de Setembro do ano de 1981, ANTÔNIO ORLANDO CONCLI e ZULMIRA MARQUES CONCLI, estavam trabalhando por DEUS e pela Família.
Ele nascido em 13.06 e Ela em 13.04, moravam na Rua Benjamim Constant, 281 apartamento 901 no Centro de nossa cidade, com o número de telefone 2.12.45. Contraíram matrimônio em 22.09.1945. Fundaram e ajudaram a consolidar o MFC de Rio Grande. Sua grande obra. Concli deixou Zulmira mais cedo. Foi preparar tudo. O Casal deixou muitos filhos ou discípulos no MFC. Mário Quintana nos ensinou: "Eles passarão. Eu passarinho".
Assim sendo, o MFC agradece ao Casal Antônio e Zulmira Concli. Ela faleceu em 16/05/2016. Para nossa tristeza, nos deixou. Mas a certeza da caminhada cumprida consola seus amigos e familiares. "É morrendo que se vive para a vida eterna", nos ensinou São Francisco de Assis. Agora, o casal novamente se une para cumprir o que mais lutou e tentou ensinar aqui na terra na sua jornada pelo MFC: "O que DEUS uniu, o homem não separa". Ousamos acrescentar: "O que DEUS uniu, nem o homem, nem o tempo, separa".
Antonio Orlando Concli e Zulmira Marques Concli, novamente um casal de passarinhos, livres para voar pela vida eterna.
Muito Obrigado. DEUS abençoe a sua jornada. Vocês lutaram o bom combate.
Equipe de Coordenação de Cidade do MFC Rio Grande
Casal Paulo e Regina Freitas
Assessores do Encontro Conjugal
Carlos André Baptista e Adriana Padilha