top of page

Pastoral do Migrante

Eu era migrante e você me acolheu.

                                           Mt 25,35

O que é a Pastoral do Migrante

     Pastoral do Migrante é a ação da Igreja Católica que está a serviço das pessoas que migram. A Pastoral do Migrante tem como objetivo a centralidade da pessoa e a defesa dos seus direitos.

     

     Na Igreja, todos devem, de fato, sentir-se na própria pátria e encontrar meios para superar as divisões, pois as diferenças étnicas não levam a rupturas, mas, mediante a acolhida do outro, contribuem para a comunhão na diversidade. (Cf. Erga Migrantes Caritas Christi, n 27)

   

    A especificidade da Pastoral do Migrante se radica no fato de que atualmente, grande parte das pessoas vivem em mobilidade. A Igreja - consciente de que toda a pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, merece respeito em sua dignidade, nos valores que ela traz consigo, independente de sua condição, gênero, raça, língua, e crença - não pode permitir que alguém seja excluído. 

 

       A Pastoral do Migrante é específica porque especifico é seu destinatário. Porém, a ação realizada em favor do migrante não pode ser isolada, mas deve atuar em colaboração com os demais serviços sociais e movimentos afins, sobretudo no que concerne aos direitos e deveres da pessoa em mobilidade. 

Ações do Agente da Pastoral

   >> Tomar conhecimento da realidade migratória da localidade na qual vai trabalhar (levantamento, pesquisa, cadastramento).

   >> Sensibilizar a sociedade local sobre a presença e a situação dos migrantes.

 

  1. Acolher o Migrante: uma acolhida cristã, despojada de preconceitos, é a chave mágica, que abre o coração e a alma do migrante.

  2. Dialogar para conhecer a verdadeira situação do migrante e estabelecer um relacionamento fraterno.

  3. Visitar os migrantes: ser presença fraterna e discreta junto aos migrantes, ajudando-os a se integrarem na sociedade local.

  4. Atender às necessidades básicas do migrante: serviço emergencial se for o caso.

  5. Orientar o Migrante: para que ele se sinta com os pés no chão: ter acesso ao trabalho, à saúde, à escola, à igreja à qual pertence e às demais instâncias publicas. Se for estrangeiro, indicar-lhe o endereço do Centro de Documentação mais próximo para evitar que perca tempo em encaminhar o processo para legalizar a própria situação no País.

  6. Assessorar os Migrantes para que se organizem em grupos e se ajudem mutuamente na superação dos primeiros obstáculos e se integrem na sociedade como membros vivos e atuantes.

Local para Atendimento e Missas

Missa do Migrante

Na Catedral de São Pedro

3º Domingo do mês, às 18 horas

 

Pastoral do Migrante

Fone: (53) 81064102 / (53) 81056502

 

 

Centro Diocesano de Pastoral

Cristo Ressuscitado

Rua: João ALfredo, n 532

Cep 96200-260 - Rio Grande - RS

Fone: 53 32314066

 

www.dioceseriogrande.blogspot.com 

 

 

Mefecistas Atuando 

 

Lindalvo Monteiro Jr.

Maria Eliete Monteiro

Benditos os pés que caminham e visitam, acolhendo a todos sem distinção. Acolher é sinônimo de receber, aceitar, confortar ou dar colo. É também: integrar-se com as pessoas de outros credos e culturas, mantendo vínculos de amizade e serviço.

Visitar é um ato de generosidade. A visita feita com amor faz bem, aos que visitam e aos que recebem, enriquece e humaniza.

"ser missionário e ser apóstolo das nações é condição do cristão"

bottom of page