top of page

Acolher - A graça de exercitar o CARISMA



O Movimento Familiar Cristão do Estado do Rio Grande do Sul reuniu-se na cidade do Rio Grande, em Encontro nos dias 22 e 23 de Outubro próximo passado. Foi realmente um momento marcante, e participaram delegações das cidades de Porto Alegre, Tapejara, Bagé, Pelotas, Erechim, Selbach, além é claro de casais da cidade anfitriã. O número de participantes superou uma centena de visitantes desse que foi o primeiro Encontro realizado pela nova gestão Estadual, que atualmente está a cargo da cidade de Rio Grande.

A Acolhida inicial às caravanas que chegavam ao Centro Diocesano de Pastoral de Rio Grande foi proporcionada pela equipe de Coordenação de Cidade que convocou a equipe base São Francisco para estar a serviço do MFC, nessa atividade de grande importância para os casais mefecistas. As atividades decorreram durante todo o dia, e após um extenuante dia de interação, os casais precisavam descansar e aí entra um gesto de generosidade e que todos os mefecistas necessitam exercitá-lo: o Carisma da Acolhida.

O termo acolher significa admitir em sua casa, receber bem, apoiar, amparar no sentido de prestar auxílio, e para nós católicos mefecistas tem um significado e importância fundamentais em nosso carisma. A partir da acolhida estabelecemos uma relação e um intercâmbio com quem acolhemos de profunda sinceridade. É como se aquele casal já fizesse parte de nosso relacionamento há muito tempo, ou até mesmo fosse parte integrante de nossa família. É assim mesmo que funciona, pois o MFC é uma grande comunidade familiar. Nasce aí uma relação de proximidade com o casal acolhido, que dura por um longo período. É, portanto, o primeiro passo para o início de uma caminhada de irmandade. Ninguém esquece.

Essa experiência, vivenciada em várias oportunidades pelos casais mefecistas mais antigos, foi sentida por alguns casais pela primeira vez. Assim, esses casais puderam exercitar o carisma do MFC como irmãos e irmãs na caminhada.

Não podemos confundir receber bem e Acolher. Enquanto que a primeira ação é um mero gesto de educação, muitas vezes formal, meramente burocrático, sem alma, Acolher exige: Doação ou Dedicação, pois necessita a entrega total de quem acolhe, verdadeiro ato de humildade; Respeito ou Compromisso, pois é um ato de total responsabilidade proporcionar a acolhida a um casal que nem se conhece, um assumir efetivamente um compromisso com a caminhada e por consequência com o Movimento; e, por fim, Amor, pois é um gesto de amar o próximo como a si mesmo, e assim exercitar efetivamente aquilo que o próprio Cristo nos ensinou. É por em prática a teoria estudada na bíblia.

Parabéns as Equipes de Coordenação de Estado e de Cidade, pelo espírito de integração, interação e doação ao serviço.

Parabéns a todos aqueles casais que exercitaram, de uma forma ou de outra, o gesto grandioso de ACOLHER.


Posts Atuais
Ultimos Posts
Arquivos
Procure por Tags
Nenhum tag.
Compartilhe
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page