ENA 2019
- Carlos Andre (Equipe São Francisco)
- 19 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Estivemos nos dias 13 a 19 de Julho na Cidade de Campo Grande-MS, sede do 20º Encontro Nacional do Movimento Familiar Cristão do Brasil. Compareceram lá os Casais Jairo e Fatima (Coordenadores Estaduais), Marco Antônio Coutinho e Maria Lucia (Vice Coordenadores Estaduais), Neloi e Neusa (Tesoureiros Estaduais), Padre Rafael (Assessor Eclesial do Estado do RS e da Cidade do Rio Grande) e Carlos André (Coordenador da Cidade do Rio Grande).
Ao todo compareceram 421 integrantes do MFC, oriundos de 18 (dezoito) Estados das 05 Regiões do país (Representando todos os CONDIRs). O Ena de Campo Grande representou uma oportunidade impar pois a integração foi plena e de grande valia a todos. Aconteceu pela primeira vez o ENA Mirim, que se destacou pela participação das crianças que além de serem da sede (Campo Grande) também eram originárias das mais variadas partes do país, pois muitos acompanharam seus pais que estiveram participando do ENA.
Os participantes foram divididos em Comunidades, já no Credenciamento. Essas comunidades remetiam seus nomes a fauna e flora do PANTANAL. O evento foi realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande. Todos receberam o caderno de Atividades, com toda a metodologia do Encontro. Todos os dias do Encontro, aconteceu uma para liturgia, conduzida pelo Condir responsável pela apresentação. Também foram apresentados todos os trabalhos executados pelos diversos Secretariados Nacionais, como por exemplo: SENFOR, SENEN, SEEFIN, SEINFRA, etc...
A equipe de Metodologia, que aliás, trabalha durante três anos para a preparação e articulação do Encontro, escolheu 08 projetos dentre um total de 140 projetos apresentados pelas mais variadas localidades do país. A escolha deu-se baseada em três eixos específicos: 1) Formação humana em seus diferentes âmbitos; 2) Expansão do Movimento Familiar Cristão (Nucleação); e 3) Prática da solidariedade. O Tema escolhido para o Encontro foi: “O MFC E SUA PRÁTICA HUMANIZADORA” e, como lema, uma belíssima frase da Santa Teresa de Calcutá, que doou sua vida em prol dos necessitados: “NÃO É O QUE VOCÊ FAZ, MAS QUANTO AMOR VOCÊ DEDICA NO QUE FAZ QUE REALMENTE IMPORTA”. E baseados nessas premissas foi construído e vivenciado esse ENA que foi carinhosamente chamado de “ENA DAS REALIZAÇÕES”.
Assim todas as premissas que vem baseando as ações durante toda a sua existência, e que precisam continuar inspirando a caminhada do MFC e também como cristãos, especialmente orientando o planejamento, a formação e a humanização de nossas famílias, de nossa sociedade e do nosso Movimento. Depois de 30 anos, o ENA voltou novamente a Campo Grande, para coroar a participação da juventude, que agora , por mudança aprovada na AGN (Assembleia Geral Nacional), passam a integrar de forma permanente no CONDIN (Conselho Diretor Nacional). Foi realizada a eleição da Nova Gestão Nacional do MFC, sendo o casal Coordenador Rubens e Rosana. A cidade do Rio Grande está representada na nova gestão através do Casal Carlos André e Adriana, novos Secretários Nacionais de Formação do MFC.
Na Assembleia Geral Nacional, aliás aconteceu o grande momento para nossa cidade. Abriu-se prazo para inscrição das cidades que iriam se candidatar a receber o próximo ENA (21º) a ser realizado em 2022. Inscreveram-se duas cidades: Maceio no Alagoas e a nossa cidade do Rio Grande no nosso estado do Rio Grande do Sul. Foi dada oportunidade para que os representantes dessas cidades, defende-se a sua proposta, sendo que Maceio fez em primeiro e logo após Rio Grande. Ao final da fala do representante de nossa cidade, Maceio viu por bem retirar sua candidatura. Rio Grande venceu. De verdade. O Sonho virou realidade.
Assim sendo, para a alegria e satisfação não só da delegação da Cidade do Rio Grande, mas de todas as cidades coirmãs do Estado do Rio Grande do Sul, pois a ideia de sediar o 21º ENA também havia sido abraçada pelo Estado do RS, o ENA virá para o solo gaúcho, mais especificamente, chegando pelo mar conduzido pelo nosso padroeiro São Pedro. Rio Grande, Cidade Berço da Civilização rio-grandense e agora também sede do 21º Encontro Nacional do MFC.
Ao final do Encontro, o ICONE da Sagrada Família que representa a cidade sede do ENA, foi entregue ao Carlos André, Coordenador da Cidade do Rio Grande, e ao Padre Rafael, assessor eclesial do MFC do RS e da Cidade do Rio Grande. Foi feito o convite para que em 2022, todos que lá estiveram, compareçam a Cidade do Rio Grande, trazendo todas as expectativas que envolvem a realização de um evento desse porte. Portanto, Carlos André afirmou que para o ENA continuar GRANDE, ele sai de Campo GRANDE direto para Rio GRANDE.
Feliz 2022, Cidade do Rio Grande! Feliz 2022, RS! Feliz 2022 MFC!
Rio Grande, cidade sede do 21º Encontro Nacional do MFC !
Parabéns a todos nós!